Children of Morn, News

Children of Morn #4

6 min read

Diário de Morn #04 | Fazendo a cidade

Desta vez voltei com um timelapse. Como da última vez o vídeo contém alguns spoilers inevitáveis, fique atento. Este timelapse mostra como eu fiz um dos novos ambientes do novo jogo e dá um primeiro vislumbre de como será a cidade na qual Children of Morn será ambientado. Mas chegar a este ponto também foi uma jornada em si. Então, no post de hoje, quero falar sobre o projeto arquitetônico da cidade em que esse novo jogo acontecerá e como cheguei lá.

Também uma rápida atualização de progresso para aqueles que querem apenas saber o quão longe eu estou com o desenvolvimento. Ainda ontem terminei o último grande ambiente para a versão 0.1. Isso significa que os gráficos estão bem cuidados, um grande passo em direção a um jogo jogável, já que os gráficos são o maior gargalo no desenvolvimento de jogos! E agora para a entrada do diário.

Tempo e lugar

Desde o início, eu sabia que queria que Children of Morn fosse ambientado em um ambiente urbano. Uma cidade grande e movimentada. Mas também sabia que não queria que aquela cidade fosse moderna. Minhas primeiras ideias foram especialmente inspiradas no filme de Ghibli Kiki’s Delivery Service. Eu realmente gostei daquela vibração antiga, francesa/alemã, da cidade costeira que o filme teve e pensei que gostaria de imitá-la. Minha primeira tentativa foi capturá-lo usando uma cidade alemã muito antiga como meu principal ponto de referência. Uma cidade chamada Marburg que está repleta de belos edifícios medievais. E assim, pensando nas referências de Marburg, comecei a fazer os primeiros prédios e uma rua para ver como ficaria.

O resultado foi bom. Mais ou menos. Pelo menos parece bonito, embora tenha sido apenas um ambiente de teste muito rápido, sem muita coisa. Eu estava meio feliz com isso, mas também… Algo não parecia certo. Esta foi definitivamente a imagem de uma cidade não tão moderna e parece bonita, mas não parecia que eu imaginava o jogo. É muito colorido, muito pitoresco e simplesmente muito bonito. Eu queria algo mais para Children of Morn. Não era isso. Então descartei a ideia.

Busca profunda

Marburg não era a referência certa para Children of Morn, mas o que é? Esse pensamento me perseguiu por várias semanas. Como eu quero que a cidade seja? Os exteriores e interiores dos edifícios? Como eu sabia que queria que o jogo fosse urbano, porem antigo, meus pensamentos foram inevitavelmente para a industrialização. E, claro, imagens de uma Londres da era vitoriana vieram à mente. Mas eu realmente não tenho nenhuma pista sobre Londres. Nunca estive lá e tudo o que sei são as mesmas velhas fotos que todos conhecem de grandes fábricas e poluição. É muito genérico, muito longe de mim para realmente aprofundar e criar uma aparência que não seja apenas copiar e colar. Mas o que mais eu poderia usar então? Para alguns, a resposta já pode ser óbvia. Para mim, veio enquanto assistia anime. A segunda temporada de Spy X Family para ser mais preciso. Um anime ambientado em uma versão fictícia da minha cidade natal, Berlim, durante a guerra fria. Agora, aqueles que conhecem o show e Berlim estão cientes de que a série de forma alguma tenta retratar com precisão a arquitetura de Berlim. Mas há algumas fotos espalhadas aqui e ali onde os artistas realmente acertaram a sensação da cidade e eles literalmente se sentiram perto de casa para mim. E foi aí que tive a epifania. Estou literalmente morando em um prédio construído há mais de cem anos, como muitos prédios fora do centro da cidade. Literalmente arquitetura de um período que se encaixa nas minhas ideias para o jogo. Agora eu tive uma ideia.

Buscando referências

Colocar as mãos em fotos antigas de Berlim não é tão fácil assim. As imagens do Google não ajudam muito, então tive que usar outros meios… Minhas pernas. Saí para passear, com o telefone na mão, e simplesmente comecei a tirar fotos de alguns prédios antigos.

Uma caminhada depois, eu tinha o que precisava. Arquitetura autêntica de 100 anos. O suficiente para eu ligar o Blender e começar as primeiras construções. O tempo voou e algumas horas depois eu tinha o que queria e fiz um rápido teste de renderização só para ver como as coisas ficavam. Nada polido, apenas um teste.

Acima está o resultado exato que obtive. Salvei a imagem porque me apaixonei imediatamente por ela. Não é muito, mas me tocou. Eu tinha certeza agora. Berlim de cem anos atrás era o caminho a percorrer. Agora eu só precisava de mais referências e imagens do tempo real. Entra, mais uma vez, meu pai e um pacote que ele me mandou depois que contei a ele sobre meus planos.

Um monte de livros com fotografias antigas arquitetônicas de Berlim que ele tinha em casa. De becos e quintais e ruas antigas que eu nunca tinha visto antes. Este foi o último prego no caixão. Agora eu tinha tudo o que precisava para realmente fazer esta cidade, exatamente como eu queria e dar-lhe uma alma.

A primeira rua

Com todas as referências que eu tinha agora e uma direção cristalina para os visuais, me propus a construir a primeira rua do jogo. Mais uma vez, apenas como um teste para ver como as peças se encaixam. Os resultados me deixaram animado.

Para alguns, pode simplesmente parecer uma rua antiga, e isso é perfeitamente aceitável. Mas para mim e para vários amigos a quem pedi feedback, Berlim é imediatamente aparente. Não no sentido literal, pois não tentei copiá-lo, mas parece que sim, ou pelo menos meu bairro. Isso foi importante para mim, porque significa que posso seguir em frente usando as mesmas referências, o conhecimento que tenho de crescer e viver na cidade, para criar cenas com mais precisão e pensamento próprio do que jamais conseguiria simplesmente copiando imagens antigas de Londres. Que é o que eu fiz para o resto dos ambientes e como eu fiz o ambiente que você pode ver no timelapse. Agora, tudo isso é trabalho em andamento e não para o jogo final. Mas espero que eles ainda dêem uma ideia de como serão os ambientes em Children of Morn, eles certamente deram para mim.

E com isso, terminei esta entrada. Espero que tenham gostado da leitura e desejo uma ótima semana. Você vai ouvir de mim novamente em breve!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.