Diário de Morn #05 | Uma pequena lamentação
A entrada do diário de hoje será um pouco diferente das outras. Em vez de focar profundamente em um tópico, abordarei mais brevemente algumas coisas diferentes que quero divulgar, mas sinto que não justificariam um post inteiro dedicado. Mas antes de entrarmos nisso, você pode conferir o progresso atual no gráfico acima. Como você pode ver, as coisas estão começando a se encaixar. Ainda não está quase pronto, mas aos poucos chego lá.
Uma abordagem diferente
Uma das maiores diferenças no desenvolvimento entre Children of Morn e MIST é o fator tempo. MIST, comecei a trabalhar basicamente duas semanas após ter a ideia. Com o CoM, tive meses para planejar tudo. Planos que alugaram um triplex na minha cabeça sem nunca terem sido verdadeiramente “testados”, apenas agora lentamente se encaixando. Muitas das minhas ideias eram apenas teorias e enquanto muitas delas estão saindo como eu imaginava, outras não.
O que não é inesperado, mas me obriga a repensar como abordo o desenvolvimento do jogo. Com o MIST, cada sistema que fiz parecia uma solução “final”. Eu estava tomando decisões para durar para sempre. É claro que muitos foram derrubados conforme minhas habilidades melhoraram, mas eu ainda não estava planejando voltar e retrabalhar ou melhorar, tornou-se uma necessidade, então eu fiz isso. Com Children of Morn, terei que repensar essa abordagem. No momento, estou tentando fazer todas as músicas, todos os sons e gemidos gravados, todos os ambientes e a interface do usuário aperfeiçoados, antes mesmo do 0.1 ser lançado, antes mesmo de alguém colocar as mãos no projeto. Estou basicamente tentando, como fiz no passado, desenvolver uma versão “final” 0.1. Mas isso não vai funcionar.
Eu estarei desenvolvendo Children of Morn por anos. Literalmente anos. E considerarei uma parte do jogo concluída, quando a versão final 1.0 for lançada. Nem um dia antes. O que estou fazendo agora não é um jogo finalizado, mas uma versão inicial dele e, embora pretenda dar o máximo de polimento possível em cada lançamento, também preciso aceitar que não poderei terminar todas as gravações, todas as músicas e todos os sistemas e gráficos a tempo da 0.1. Especialmente porque não posso finalizá-los sem o feedback de todos vocês.
Então, de agora em diante, vou tratar o jogo como a versão inicial que ele é e fazer as alterações necessárias para melhorar o jogo e parar de tentar fazer as coisas perfeitas com anos de antecedência. Os efeitos sonoros serão substituídos e adicionados, a música será refinada, as animações serão polidas e o código será simplificado. O que não vou mudar, no entanto, é o enredo. Não farei alterações que invalidem o que já foi jogado ou desvirtuem a história, para que o jogo ainda possa ser muito aproveitado em formato episódico.
Me Estressando
O que me leva ao segundo tópico deste post. Estou tão fodidamente estressado agora. Acho que nos últimos 4 anos desenvolvendo jogos, nunca senti tanta pressão quanto agora. Pressão para provar que todas as minhas teorias podem se tornar realidade e que realmente melhorei e cresci como desenvolvedor de jogos. A pressão para acertar as coisas e especialmente na hora certa, já que todos os dias que passo desenvolvendo sem um lançamento me preocupa sobre como isso parece para meus Patronos. Afinal, eu não lanço nada há meses e ainda vai levar vários meses antes que qualquer coisa possa ser lançada.
Quatro semanas atrás, meu olho direito começou a se contrair aleatoriamente. Alguns dias depois, meu olho esquerdo fez o mesmo. Uma semana depois, comecei a ficar tonto sem motivo aparente e tive uma dor de cabeça constante o tempo todo. Agora… não quero que ninguém entenda mal por que estou lhe contando isso. Na verdade, não estou procurando pena, também não estou procurando palavras de encorajamento, elogios ou conselhos médicos. Tudo o que quero é compartilhar algumas das minhas lutas, porque acho importante falar sobre elas quando quero dar uma ideia clara de como está o desenvolvimento. Porque o desenvolvimento ainda está indo bem. Os sintomas óbvios de excesso de trabalho estão aqui porque estou falhando em me controlar. Porque estou tão imerso no meu próprio mundo, só pensando no jogo, que não consigo desligar e descansar bem quando preciso. Porque meu atual equilíbrio entre vida profissional e pessoal está seriamente inclinado para o lado profissional das coisas.
Mas esse é o meu próprio problema. Eu sou literalmente autônomo. Ninguém está me forçando a fazer isso, exceto eu mesmo e eu percebo isso. É por isso que estou trabalhando para ficar mais tranquilo com o jogo. Por isso falei sobre não tentar aperfeiçoar o jogo de uma só vez. Tenho me esforçado demais para acertar as coisas e não acho que isso vá melhorar o jogo ou minha vida pessoal a longo prazo. E ambos estão interligados. Afinal, como único desenvolvedor do jogo, minha vida pessoal e a qualidade do jogo estão intimamente relacionadas.
No meu tempo
Eu preciso relaxar.
É basicamente isso. Ninguém está me obrigando a ir mais rápido e o jogo já está muito adiantado porque trabalhei muitos dias. Então eu vou no meu tempo agora. Vou relaxar e aceitar as coisas como vierem. Não pretendo ir devagar propositalmente, me divirto muito trabalhando no jogo para isso, mas tentarei reduzir o estresse desnecessário. Qual é honestamente o melhor para o jogo. Isso não apenas garante que eu permaneça saudável, mas também me dá tempo para aprender coisas que não poderia aprender com uma agenda mais ocupada.
Na semana passada, comecei a aprender aleatoriamente sobre conceitos de desenho de gestos e percebi que eles eram uma grande peça que faltava em minha animação e pose e comecei a me aprofundar nisso e aprender sobre forças e linhas de ação e outros enfeites. Tudo resultando em uma melhoria durante a noite em minhas renderizações.
Ou como nos últimos dias, onde comecei a pesquisar um pouco mais sobre quais distâncias focais de câmera do mundo real as pessoas usavam para quais situações para julgar melhor como devo definir minha distância focal no Blender para cada foto que estou fazendo.
Ou novas técnicas de iluminação que estou aprendendo todos os dias, que não teria tempo de aprender se continuasse correndo por tudo.
Então, estou começando a relaxar. Não porque eu quero farmar seu precioso dinheiro, mas porque simplesmente preciso, tornar o trabalho no jogo mais tranquilo e eu sentiria muita falta de outra forma.
Vejo vocês em algumas semanas com a próxima entrada no diário. Da próxima vez não será tão deprimente, eu prometo. Agora tenha uma ótima semana!